Dominum
From Panol
Uma das organização política de Libros
O Dominum é criado em 2279 AEC para assumir as funções do antigo Consultum, de reunir os nobres para a escolha do novo rei (O consultum fora anteriormente dissolvido por Proctus)
Momentos importantes do Dominum
- Durante a invasão teravina, o Dominum fora ignorado. No período final do governo ádvena, porém, lideraos por Fidélis, os nobres conseguiram que os reis teravinos os ouvissem como um órgão consultativo (como o Consultum original).
- Semelhante circunstância se deu durate o Período Negro. O Dominum fora novamente suspenso e reativado após a expulsão do governo ádvena.
- Em 1998 AEC, o Dominum sentiu a pressão do Consultum e depôs o rei Vanitates. Nem todos os membros do Dominum sentiram-se confortáveis por observar isso.
- Em 1989 AEC o Dominum iniciou uma luta contra o rei Inoperes. O solteiro rei apaixonou-se por uma camponesa chamada Míminas e planejou o casamento. Meses depois, o Dominum providenciou a execução da moça, sob falsa acusação. Inoperes, irado, passou então a buscar a ajuda do exército para anular o Dominum, o que não conseguiu.
Após breve trégua, o Dominum tentou afastar Inoperes do cargo de rei, mas o exército não permitiu isso também. Inoperes forjou então falsas acusações e na sua vingança mandou executar 15 membros do Dominum.
- De todos os que presidiram o Dominum sem tornar-se rei, Veemenite foi, de longe, o mais importante! Com sua influência, conseguiu usar reis como meros títeres.
- Durante a guerra civil e divisão do reino que veio após a morte de Veemenite, o Dominum aproveitou-se do período conturbado e dissolveu o Consultum. O Dominum apoiou o reino rebelde que se fixou na cidade de Libros.
- O contragolpe do Consultum ao Dominum veio com a revolta dos irmãos mais novos. Após anos, a revolta termina com a inclusão de todos homens livres no novo Consultum. O Consultum agora é que elegeria o Dominum, que elegeria o rei, e todos estariam debaixo da lei. Assim permaneceu até a destruição do reino às mãos dos sistartes, em 1570 AEC.
Reis eleitos pelo Dominum
- 2270 AEC - Turum
- 2260 AEC - Quaes Quunt
- 2260 AEC - Ionaã
- 2258 AEC - Sidnei, dominado pelos teravinos
- 2164 AEC - Fidélis da Linhagem Nobre
- 2164 AEC - Testifai, o forjador de Egos-Valinat
- 2142 AEC - Margas-Elivã
- 2130 AEC - Esuor, dominado pelos malquis
- 2033 AEC - Tuorum, que inaugurou a Casa do Pensamento
- 2012 AEC - Vanitates, que promoveu a noite sangrenta.
- 1998 AEC - Inoperes, que se tornou perseguidor dos membros deste
- 1971 AEC - Catilino, títere de Veemenite
- 1970 AEC - Etilínio, títere de Veemenite
- 1921 AEC - Venisset, títere de Veemenite, o rei mulher.
- 1912 AEC - Quae Pavulum, que viu o reino dividir-se
- 1830 AEC - Minotates, o Veemenite II
- 1753 AEC - Quaes-Esuori, criador das Núntias
- 1701 AEC - Dia-Mon, deposto após a revolta dos "irmãos mais novos."
- 1690 AEC - Moraninos II
- 1635 AEC - Hoscribam
- 1627 AEC - Quaes-Mane, que governou de Hierusaléne
- 1603 AEC - Quaes-Civitat, nas mãos de quem o reino caiu perante os sistartes.