Quae Pavulum
From Panol
Eleito Rei de Libros pelo Dominum, sucedeu seu pai Venisset, governando entre 1912 à 1867 AEC.
Acontecimentos importantes durante o seu reinado:
- 1912 AEC: Quae Pavulum, da linhagem nobre, é eleito rei, pos Veemenite crê que o peso da família recolocará ordem na casa!
- 1905 AEC: Quae Pavulum ordena que a frota deixe de ser beligerante com povos do litoral. Deseja um aspecto mais mercantil para as empreitadas. Veemenite tenta pôr Quae Pavulum no seu lugar. Guerra civil. Mais uma vez Abratena se volta contra Libros, e Márinos, irmão de Etilínio, que governava Abratena, aproveita a confusão em Libros para declarar independência.
- 1903 AEC: Morre Veemenite, o longevo. A guerra civil abranda. Quae Pavulum se volta contra o reino independente de Abratena. Retoma a cidade, mas com as tropas em campanha no sul, vê uma nova revolta no norte, em Libros. Adeptos de Veemenite declaram, por estranho que pareça, a independência de Libros, e não permitem que o rei volte. O consultum é dissolvido pelo Dominum. Generais de Libros, em campanha no sul, voltam com suas tropas para Libros, dividindo as forças de Quae Pavulum.
Depois de 1903 AEC Libros divide-se em reino do norte e do sul. Como Abratena continuou leal ao rei, é considerada a mantenedora do verdadeiro poder de Libros.
- 1888 AEC: Os estudiosos da Casa do Pensamento mudam-se para Abratena, transferindo a esfera intelectual de Libros para o reino rival.
- 1879 AEC: Quae Pavulum contrai uma doença que o debilita. Seu filho Teorum passa a reger Abratena
- 1870 AEC: Inter-Cenálias: Como duas cenálias aconteciam em cada reino rival, passou-se a organizar as Inter-Cenálias. Vencer uma inter-cenálias passou a ser uma honra maior que defender e morrer pelo seu país.
Quae Pavulum morre em 1867 AEC, sendo sucedido por seu filho Teorum, iniciando uma dinastia no reino do sul.