Minotates
From Panol
Eleito Rei de Libros pelo Dominum, sucedeu Melior, governando de 1830 à 1753AEC.
Por sua longevidade, ganhou o apelido de Veemenite II. Foi escolhido para ser rei porque o Dominum fora recém-reagrupado, e havia muita divisão de opiniões. Como Minotates era considerado homem muito jovem, tímido e sem iniciativa, consideraram-no ideal para ser manipulado depois que houvesse consenso entre eles.
Acontecimentos importantes durante o seu reinado:
- 1824 AEC: O outrora inerte rei começa a mostrar suas garras. Expulsa os tábios das terras escuras das fronteiras do norte, perto de montes. Início das contruções dos aquedutos, um dos maiores feitos do mundo antigo.
- 1818 AEC: O rei ordena o enforcamento de oito nobres do Dominum, pelo crime de lesa-majestade, uma ameaça de traição, talvez imaginária. Terras são redistribuídas, e o povo é levado em consideração.
- 1810 AEC: Anos Funestos: As colheitas de 1810 até 1801 são ruins. Uma epidemia invade Libros. A morte ronda o reino, mas devido às atitudes de Minotates, a comida é racionada e distribuída a quem tem fome. Num exemplo supremo do que queria para seus súditos, reduziu suas abundantes refeições à pratos simples. As cenálias, para evitar aglomerados que possam aumentar o contágio da epidemia, foram canceladas e as Lembras foram valorizadas pelo rei.
- 1802 AEC: Mercadores da planície dourada informam a Casa do Pensamento sobre o gigantesco reino formado no norte. Extremamente curiosos, os norteadores da casa pedem que o rei crie uma comitiva para visitar o reino.
- 1797 AEC: A comitiva de Libros chega à Sistarte. Sua visita coincidiu com a ascensão ao trono de um homem ávido pelo conhecimento, Agabecês. Uma aliança entre os dois povos foi selada.
- 1782 AEC: Descoberta da existência do rio Silivrens, através do relato de Egisto, príncipe sistarte. A Casa do Pensamento procura nos relatos antigos alguma sugestão da existência de tal. Libros se nega a ajudar Sistarte em sua distante batalha contra os habitantes do rio Flúvis.
- 1780 AEC: Casamento de Egisto de Sistarte com a filha de Míri-Dados, governante de Abratena e primo de Minotates. Casamento anulado mais tarde, no mesmo ano, por Míri-Dados. Início da guerra libro-sistarte.
- 1773 AEC: A epidemia dos anos funestos (1810-1801) reacende nos mal cuidados campos de batalha.
- 1772 AEC: O novo rei Egisto II Amatólio, de Sistarte, põe um fim à inútil guerra enviando à Míri-Dados a mulher que seu pai tomara como esposa. A torre de Quaes-Niea é infestada por ratos.
- 1758 AEC: Suicídios em massa: os victitas calcularam como esse o ano em que deviam se matar para receber as graças do ser supremo, que os traria ao mundo novamente e os faria humanos imortais!
Minotates morre em 1753 AEC, sendo sucedido por Quaes-Esuori