Quaes-Esuori
From Panol
Eleito Rei de Libros pelo Dominum, sucedeu Minotates, governando de 1753 à 1701AEC.
Quaes-Esuori era filho de Moranos, portanto era da linhagem nobre. Ele ainda alegava ser descendente de Veemenite e de Inoperes por parte de mãe.
Acontecimentos importantes durante o seu reinado:
- 1745 AEC: Marinos escreve "O Quê Encontrar Lá?" Um livro que reúne lendas sobre habitantes fantasiosos e monstros d´além do Ribamenos. Quaes-Esuori, aconselhado pelos seus, inclui as Núntias nas Cenálias
- 1734 AEC: Quaes-Esuori interfere na política da planície dourada. Uma coalizão de reis que atacaria outra coalizão é detida por ele. A Casa do Pensamento desenvolve o sistema numérico decimal.
- 1718 AEC: Hierusaléne recebe a "Habitação de Vacância" dos reis de Libros, iniciada por Quaes-Esuori. Emissários do regente sistarte Inorga-Atê chegam a Libros e refazem a paz, ainda abalada por Egisto e seu pai Agabecês.
- 1712 AEC: A Casa do Pensamento descobre os súdios, que habitavam o vale do Perverant, que desemboca na Masli. Ali decobriram também a Quase-Ponte do Perverant. Libros se torna protetora dos amistosos súdios, sem que eles o saibam!
- 1709 AEC: A partir desse ano, representantes da Casa do Pensamento passam frequentar com muita freqüência a capital Sistarte. Engenheiros de Libros vão para Sistarte, ajudar o reino do norte distante a construir aquedutos e a melhorar os sistemas de irrigação. Libros passa a traçar uma linha imaginária da civilização: A região montanhosa do sul e o Grande Rio (o Valiant) seriam as fronteiras dos bárbaros e monstros míticos.
Quaes-Esuori morre em 1701 AEC, sendo sucedido por Dia-Mon