Zarszturs
From Panol
Povo de Númaior
Não se sabe ao certo sua origem: Há vestígios de cultura similar aos dos vânatas(do sul) em alguns pontos, e indicações de que vieram do oeste, de perto dos dornas.
O que se sabe com certeza é que entraram na Grande Floresta por volta de 1600 AEC e passaram a proteger e vigiar firmemente as bordas dela.
Os Zarszturs não se conheciam assim (pelo nome de Zarszturs), nem se consideravam um só povo. O oriente de Númaior é que os reconheciam como um único grupo. O nome Zarsztur deriva de um erro: Quando os menelius (mênlistes) atacaram Sistarte durante o reinado de Inorga-Mimos II, trouxeram ao ocidente o nome Zassartur. Tal nome era um título, não um substantivo próprio, mas os sistartes passara a achar que esse era o nome do rei dos menelius.
Com o tempo, todo bárbaro que vinha do leste era chamado pejorativamente de Zassartur. Logo, como aqueles das 12 casas moravam na Grande Floresta (ao leste de Sistarte) foram denominados Zarszturs.
A história conhecida desse povo nasce com sua entrada na Grande Floresta e termina com sua extinção às mãos dos sistartes e palantures. Seu fim, na verdade, nunca aconteceu de verdade, pois seu povo se perpetuou no nascimento posterior do reino de Imíadris e com o segredo de sua localização posterior de novo na Grande Floresta.