Bandeira Tremulando

From Luna

A alegação da bandeira tremulando é o argumento mais popular e o mais usado pelos conspiracionistas, para aparentemente provar a farsa da viagem a Lua. O poder apelativo dessa alegação advém da união do senso comum e das fotos apresentadas, que realmente dão à impressão de que a bandeira esteja balançando ao vento, quando se sabe que não existe atmosfera na lua, muito menos vento, provando assim a farsa. Mas, uma análise mais criteriosa dos fatos, e uma simples explicação de conceitos básicos de física, demonstram que o poder apelativo do argumento se apóia mais na falta de informação do leigo que o analisa do que em qualquer outro critério que o possa dar credibilidade.

Refutação

Como a bandeira era transportada.

Quando foi decidido na Nasa que uma bandeira seria fincada no solo, se sabia que haveria um problema em relação a sustentação da mesma, já que bandeiras comuns ficariam caidas no vácuo, sendo necessario algum tipo de armação para mante-la esticada. Em vista disso, uma haste foi colocada na borda superior das bandeiras, o que fazia o mastro parecer um "L" de cabeça para baixo. Essa haste pode ser observada diretamente nas fotos.

A bandeira vinha enrolada, e, numa gravidade seis vezes menor, o tecido não tinha peso para se esticar e podia ficar enrugado. Esse aspecto pode dar a ilusão de movimento numa foto, mas os filmes mostram que as bandeiras podiam ficar paradas daquele jeito.

As bandeiras só se moviam quando os astronautas movimentavam a bandeira tentando finca-la ao solo. Já que não existe ar na Lua para causar fricção, esses movimentos acabam sendo de longa duração, causando a oscilação ondulatória vista na bandeira. Mas como se pode ver nos videos, esses movimentos só ocorrem quando os astronautas estão mechendo na bandeira, ou imediatamente depois de fazer isto quando ainda existia algum movimento residual (pouco atenuado no vácuo).

Para visualizar melhor a situação veja as fotos abaixo:

A foto a esquerda mostra o astronauta Buzz Aldrin saudando (os dedos da mão direita de Aldrin podem ser vistos atrás do capacete) a bandeira americana, que parece estar balançando ao vento. A segunda foto, momentos após a saudação, mostram que a bandeira apresenta as mesmas ondulações que na foto anterior, evidenciando que ela não se movimentou e que as ondulações são as rugas causadas pelo transporte da bandeira e o ambiente de baixa gravidade e sem atmosfera da Lua.

Aldrin saudando a bandeira.
Aldrin segundos depois, com o braço abaixado.

A animação feita com as duas imagens mostra isso de forma clara:

As11-40-5874-75.gif

Mídia

Image:Camicon.gif - Apollo 11 (Quicktime 11,6 MB - filme de Armstrong e Aldrin na Lua, gravado pela Maurer 16 mm na janela do módulo lunar.)

Links Externos

Personal tools