Regras do jogo

From Super Formula

Contents

[edit] Pilotos

Cada equipe deverá ter 3 pilotos, sendo 2 deles obrigatoriamente contratados. Caso a equipe opte por não contratar o terceiro piloto, será cedido um gratuitamente. Entretanto, só será utilizado em caso de contusão de um dos pilotos titulares.

Caso a equipe opte, poderá pagar 20% do valor de um piloto do mercado (por corrida) para substituir um piloto contundido. A decisão depende de aceitação do piloto.

Caso um piloto fique insatisfeito com alguma atitude ou falha, irá reportar no tópico de notícias. Caso a situação venha a piorar, o mesmo terá o direito de rescindir seu contrato. Se isto for feito até a oitava corrida, o dinheiro gasto em sua contratação será devolvido.

Os pilotos que tiverem mais de 45 anos estarão sinalizados em vermelho. Caso não disputem nenhuma corrida na temporada, se aposentarão e sairão do jogo. Com 60 anos, o piloto disputa sua temporada automaticamente.

Para uma equipe dispensar um piloto, deverá pagar todos os salários restantes à vista.

Para melhorar um piloto de testes, a equipe deverá anunciar publicamente que quer melhorar seu piloto de testes. Para que um atributo seja melhorado, será feito um sorteio entre 1 e 10 no atributo pedido. O número sorteado corresponde ao valor que será acrescentado ao atributo do piloto de testes. Paga cada sorteio, a equipe pagará $150.000. São permitidos 70 sorteios por piloto. O atributo deverá ser mencionado em segredo via depoimento/e-mail e o participante terá o resultado enviado em segredo.

Atributos dos pilotos:

VEL: Mede a capacidade de velocidade do piloto
DIR: Mede a dirigibilidade do piloto, tanto para uma tomada correta de uma curva quanto para ver se o mesmo é propenso a erros
DEF: Mede a capacidade do piloto de defender sua posição
AGR: Mede a capacidade do piloto de buscar uma ultrapassagem ou de se esforçar para se aproximar mais rapidamente de um piloto mais lento
CHU: Mede a capacidade de desempenho de um piloto com pista molhada

O valor de um piloto é determinado pela soma de seus atributos multiplicada por 20. Caso o valor das dezenas seja 8, o arredondamento é feito para cima. Caso contrário, para baixo.

[edit] Engenheiros/Projetistas e Chassi

Os dois são complementares, gerando, em suas somas, os atributos totais do carro.

A equipe necessita ter obrigatoriamente um engenheiro/projetista e um chassi. Caso decida adquirir outro no decorrer da temporada, cada um deve ser utilizado em 8 (oito) corridas. Caso o participante perca uma corrida por não postar formulário, deverá pagar uma multa referente a 25% do valor de contratação do que for utilizado 7 vezes.

Ambos podem ser vendidos somente se houver um "concorrente" mais caro dentro da mesma equipe e a equipe compradora tiver um "concorrente" mais barato. A venda só poderá ser realizada depois do início da temporada, no valor de 50% do preço original.

Engenheiros/Projetistas e fornecedores de chassi podem ficar insatisfeitos com os resultados e falhas e exigir cláusulas nos contratos. Porém, nunca rescindirão o contrato, ao contrário do que pode acontecer com pilotos.

Cada equipe tem direito de criar um engenheiro/projetista e um chassi. Cada atributo custa $500, gerando um modelo "perfeito" a $75000. A equipe pode desenvolver a longo prazo, aumentando os atributos à medida que bem desejar. Por ser um elemento da fábrica, pode ter seus atributos alterados (para cima) e não necessita de ser utilizado por 8 corridas, até que seja utilizado pela primeira vez, quando passa a se tornar um elemento normal de mercado.

Além de aerodinâmica, freios e suspensão, os carros terão os seguintes atributos:

Elétrica Eletrônica Transmissão Hidráulica Bomba de combustível Radiador Regulador de pressão

Todos os carros começam com 0 em todos os atributos, definindo uma margem de quebra igual a 100%. Para elevar qualquer atributo, deverá fazê-lo em segredo, da mesma forma que com os pilotos de testes. No carro, entretanto, podem ser feitos 100 vezes e o custo de cada “upgrade” é de $10.000 apenas. O valor máximo do atributo chega a 99, mesmo que o sorteio indique um valor superior.

Atributos dos engenheiros/projetistas e chassis:

AER: Mede a qualidade aerodinâmica que o engenheiro/chassi é capaz de fornecer ao carro
FRE: Mede a qualidade dos freios que o engenheiro/chassi é capaz de fornecer ao carro
SUS: Mede a qualidade da suspensão que o engenheiro/chassi é capaz de fornecer ao carro

O valor de um engenheiro/projetista ou chassi é determinado pela soma de seus atributos dividida por 3 e multiplicada por 200.

[edit] Motor

Os motores são dispostos no mercado com um preço base e um preço acrescido de 50%, o que confere a propriedade de venda dos motores a outras equipes.

A equipe que tiver a propriedade de um motor pode vendê-lo a outras equipes por um preço entre 50% e 150% do preço base. A venda só é efetivada se for consentida pela equipe fornecedora, no valor estipulado por ela, podendo ser de 50% a uma equipe e 80% a outra.

Uma equipe que detém os direitos de fornecimento de um motor pode renovar esse fornecimento pagando o preço acrescido (150%). Nessa nova temporada, ninguém pode assinar contratos de fornecimento, exceto quem tem contrato com a BMW.

Os motores devem ser utilizados em no mínimo 4 eventos (somando-se treinos e corrida) consecutivos. Após esses 4 eventos, o motor de um piloto será trocado sem qualquer prejuízo. Caso a troca seja efetivada antes do período permitido, há a perda de 10 (dez) posições no grid de largada.

A equipe só poderá utilizar motores de uma única fornecedora durante toda a temporada.

O atributo durabilidade sofre uma perda de 1 ponto a cada 20 km rodados. Caso a estratégia exija que o piloto force seu motor em algum momento, poderá haver uma perda maior, de 1 a 4 pontos. Se o esforço for exagerado, a ponto de acarretar uma perda em 5 pontos, o motor terá quebra. Um motor pode quebrar também por desgaste, com probabilidade indiretamente proporcional (mas não exata) à durabilidade do momento.

Cada equipe tem direito de fabricar um motor. Cada atributo custa $500, gerando um modelo "perfeito" a $100000. A equipe pode desenvolver a longo prazo, aumentando os atributos à medida que bem desejar. Por ser um elemento da fábrica, pode ter seus atributos alterados (para cima) até que seja utilizado pela primeira vez, quando passa a se tornar um elemento normal de mercado.

Atributos do motor:

POT: Mede a potência do motor
DUR: Mede a durabilidade ou potencial de quebra de um motor

O valor de um motor é determinado pela soma de seus atributos multiplicada por 50.

[edit] Pneus

Os pneus são dispostos nas 3 marcas existentes desde o ano de 1993 mais as criações feitas pelas fábricas dos participantes. A equipe só pode ter uma fornecedora de pneus durante todo o campeonato.

Cada atributo representa uma mistura entre o rendimento e a durabilidade de cada composto do pneu. O rendimento é dado de acordo com a condição da pista (seca, molhada, empoeirada), enquanto a durabilidade é dada de acordo com a temperatura da pista. Não há um valor exato de quilometragem para se calcular o desgaste do pneu, mas quanto maior a temperatura, maior o desgaste.

Os pneus duros possuem desgaste inferior aos pneus moles. Compostos intermediários e tempestade possuem uma durabilidade superior à dos compostos moles e inferior à dos duros.

Cada scuderia receberá 6 sets de pneu de cada tipo (6 slick mole, 6 slick duro...) para serem utilizados nos treinos e corrida. Não é necessário utilizar pneus moles e duros como na F1 atual. Os compostos de um fim de semana não podem ser aproveitados no outro e não há a possibilidade de se obter mais pneus por emergência ou conveniência para estratégia. Os sets utilizados nos treinos podem ser usados normalmente na corrida.

As equipes podem adquirir pneus fabricados por outra equipe sem que a mesma tenha direito de vetar a compra ou regular preço. Entretanto, 50% do valor pago vai diretamente para os cofres da equipe fabricante.

Cada equipe tem direito de fabricar pneus uma única vez. Cada atributo custa $200, gerando um modelo "perfeito" a $120000. A equipe pode desenvolver a longo prazo, aumentando os atributos à medida que bem desejar. Por ser um elemento da fábrica, pode ter seus atributos alterados (para cima) e passa a se tornar um elemento normal de mercado ao ser utilizado pela primeira vez.

Os pneus “moles” possuem uma durabilidade média de 150km (o que pode ser afetado com a temperatura da pista e o atributo do pneu). Os pneus “duros” duram cerca de 300km. Pneus intermediários e para tempestade agüentam por volta de 200km.

O valor de um pneu é determinado pela soma de seus atributos dividida por 3 e multiplicada por 50. O arredondamento é feito sempre para baixo, de modo a "zerar" a casa das dezenas e unidades.

[edit] Gasolina

A gasolina determina o peso do carro. Quanto maior o atributo da mesma, mais leve é o carro.

O combustível é disposto no mercado com a quantidade de quilômetros que o carro poderá rodar por litro de gasolina.

A gasolina fornecida por fim de semana é ilimitada. Entretanto, o tanque suporta no máximo 120 L.

As equipes podem fabricar gasolina uma única vez. Cada 0,1 km/L custa $2000. Não há limite máximo do desenvolvimento do combustível, mas ao ultrapassar o limite de 10,0 km/L não haverá possibilidade de aumentar os atributos à medida que desejar (exemplificando, se a gasolina na fábrica está com o valor de 9,5 km/L poderá ser alterada para 10,7 km/L normalmente. Daí em diante, não poderá mais ser alterada). Por ser um elemento da fábrica, pode ter seus atributos alterados (para cima) até que seja utilizado pela primeira vez, quando passa a se tornar um elemento normal de mercado.

O valor de uma gasolina é determinado pelo valor da mesma em km/L multiplicado por 2000.

[edit] Patrocínio

Cada equipe poderá obter uma patrocinadora principal para a temporada, recebendo seu dinheiro inicial (e somando-o ao acumulado anteriormente) para fazer propostas de contratos.

As marcas patrocinam somente uma única equipe por temporada, com cláusulas e outras exigências para que o contrato possa ser efetivado. Caso alguma condição não seja cumprida, não haverá a renovação para temporada seguinte.

As equipes que conseguirem cumprir suas cláusulas e manter o interesse da patrocinadora, receberá um contrato de renovação, podendo este ser modificado (quanto a bonificações e exigências), ter somente o valor alterado ou um contrato exatamente igual. Em todos os casos, haverá um bônus de renovação no valor de $5000.

A única chance de um contrato mudar é em sua renovação. Caso uma marca ofereça um contrato de renovação que não for aceito, estará disponível no mercado da mesma maneira que patrocinou anteriormente a outra equipe.

[edit] Formulários

Os moldes de formulários são disponíveis a cada novo tópico de corrida. Não há a obrigação de serem realizados na mesma forma, mas com o molde postado virá tudo o que se precisa enviar.

As equipes devem indicar, obrigatoriamente: o tipo de pneu (+ numeração), o motor (+ numeração), a quantidade de combustível, volta de parada(s) + quantidade de combustível + set de pneus que será utilizado e beneficiado em jogo de equipe (caso queira).

Há a possibilidade de indicar outras estratégias e adicionais como no caso de haver possibilidade de chuva deixar uma instrução sobre o uso dos pneus de chuva, possibilidade de forçar o motor e outras estratégias como na corrida de verdade. Entretanto, indicar uma estratégia adicional nem sempre é garantia de sucesso.

[edit] Meteorologia

A cada corrida haverá uma divulgação sobre o estado da pista, probabilidades de chuva e os limites de variação de temperatura.

[edit] Treinos e corrida

Os treinos serão realizados seguindo as instruções do chefe de equipe no formulário, exigindo-se no mínimo 1 volta lançada e sendo permitido um máximo de 4 voltas lançadas.

Não haverá mais o carro reserva nem troca de motor para o caso de acidente e/ou quebra durante a classificação.

Todos os pilotos que participarem dos treinos estarão classificados para a corrida, mas somente os 26 primeiros largam do grid. Os demais largarão dos boxes na classificação estabelecida.

Caso um piloto não participe do treino, não poderá correr.

Se uma equipe não enviar formulário de treinos ou corrida e não participar, receberá uma "advertência" da primeira vez. Na segunda vez, receberá uma multa de $4.000.000 e na terceira vez estará excluída do decorrer da temporada.

[edit] Contratos

Cada equipe deverá enviar proposta, secretamente, a:

- 2 (obrigatório) ou 3 (opcional) pilotos (enviar proposta a 3 pilotos somente em caso de ter o terceiro piloto pago)
- Uma fornecedora de chassi
- Um engenheiro/projetista
- Uma fornecedora de pneus
- Uma marca de gasolina
- Uma marca de patrocínio

Os motores são negociados abertamente por dependerem de avaliação dos fornecedores e o preço que determinarem.

Todos os contratos têm prazo de um ano somente.

Haverá um prazo para cada rodada de negociação. Dentro desse prazo, será informado secretamente a quem tentar contratar staff/equipamento que renovar com a equipe para que mude a proposta.

Uma vez confirmado o contrato com o que quer que seja, não haverá possibilidade alguma de rescisão. Se a equipe ficar devendo ao final de todas as contratações, será sorteado um staff/equipamento para ter o contrato cancelado e outro staff/equipamento mais barato será sorteado e contratado obrigatoriamente.

Apesar de não poder começar a temporada devendo, ao decorrer do campeonato uma equipe poderá dever até $10000. Ultrapassando essa marca, a equipe falirá e o participante terá que esperar até a próxima temporada para voltar. Ao retornar, não terá dívida alguma, mas a reputação para staff/equipamento será baixa.

Para ter em uma equipe quaisquer staff/equipamentos, o mesmo deverá ter um contrato de, no mínimo, um ano. Para a primeira temporada, todos os contratos terão duração de um ano. Excetuando-se os pneus, quaisquer contratos de fornecimento/prestação de serviços são de natureza única, o que impede que duas equipes tenham o mesmo chassi, o mesmo piloto ou a mesma gasolina, por exemplo.

[edit] Pontuação e prêmios

1º lugar – 10 pts - $5.000.000
2º lugar – 8 pts - $4.000.000
3º lugar – 6 pts - $3.000.000
4º lugar – 5 pts - $2.500.000
5º lugar – 4 pts - $2.000.000
6º lugar – 3 pts - $1.500.000
7º lugar – 2 pts - $1.000.000
8º lugar – 1 pt - $500.000

[edit] Circuitos

Créditos ao Gustavo pela organização dos circuitos disponíveis

A temporada terá 16 circuitos, todos eles sendo circuitos com traçados já utilizados de 93 em diante. Consultar o site acima para ver melhor os traçados para definir sua escolha.

As pistas disponíveis são:

- Kyalami (AFS) 93
- Hockenheim (ALE) 93-01, 02-06, 08
- Nürburgring (ALE) 95-01, 02-07
- Buenos Aires (ARG) 95-98
- Adelaide (AUS) 93-95
- Melbourne (AUS) 96-08
- A1-Ring (Spielberg) (AUT) 97-03
- Sakhir (BAH) 04-08
- Spa-Francorchamps (BEL) 93-02, 04-05, 07-08
- Interlagos (BRA) 93-08
- Montreal (CAN) 93, 94-95, 96-08
- Shanghai (CHN) 04-08
- Cingapura (CIN) 08
- Barcelona (ESP) 93-94, 95-03, 04-06, 07-08
- Jerez (ESP) 94, 97
- Valencia (ESP) 08
- Indianapolis (EUA) 01-07
- Magny-Cours (FRA) 93-02, 03-08
- Hungaroring (HUN) 93-02, 03,08
- Donington Park (ING) 93
- Silverstone (ING) 93, 94-96, 97-08
- Imola (ITA) 93-94, 95-06
- Monza (ITA) 93-94, 95-99, 00-08
- Aida (JAP) 94-95
- Fuji (JAP) 07-08
- Suzuka (JAP) 93-02, 03-06
- Sepang (MLS) 99-08
- Monte Carlo (MNC) 93-02, 03-08
- Estoril (POR) 93, 94-96
- Istanbul (TUR) 05-08

Cada participante poderá indicar um circuito, com o 16º sendo sorteado. Cada circuito poderá abrigar somente uma prova, independemente do traçado, tendo prioridade aquele que postar primeiro o circuito e seu traçado desejado no tópico correto.

Personal tools