Prófenált

From Panol

Antigo reino Jacírio

Fundada no décimo século AEC no norte da moderna Juncra, Prófenált nasceu como uma cidade-estado bem organizada. Por cerca de dois séculos, continuou sendo um pequeno reino até que um de seus senhores iniciou um forte programa de domínio e expansão. Subjugando uma a uma as tribos e clãs ao seu redor, Prófenált fortaleceu-se e ousou invadir o forte e culto reino dos valas, no leste da ilha, numa empreitada de sucesso.

Com os valas sob seu comando, acabam iniciando navegações entre a ilha e o continente, comercializando escravos e pedras preciosas.

No sétimo século AEC, com os valas ainda sob seu domínio, passam a alvejar o reino de Íme-Eküldenöm, ao sul da ilha. Não conseguem subjugar os homens do sul porque o reino de Eltölyzöt auxiliou Íme-Eküldenöm. Acabaram, com essa guerra, sendo obrigados a assinar um tratado de respeito às fronteiras do sétimo século AEC, num acordo que acabou sendo vantajoso para uma nação que estava prestes a perder a guerra.

Mais tarde Círiä é fundada, pelos valas, tornando-se uma colônia sob Prófenált. Foi por esta mesma Círiä que Prófenált entrou em combate, aliado à Eltölyzöt, contra os púnatas invasores, recuperando a cidade de mãos estrangeiras.

No fim do sexto século e começo do quinto, bárbaros do oeste atacam o reino em vários pontos, causando um lento agonizante fim ao reino, sendo suas cidades e vilas invadidas e roubadas, parte de sua população sendo morta e, com o passar das décadas, Prófenált foi se tornando um monte de ruínas. Foi durante esse período negro que os valas conquistaram sua independência da enfraquecida nação senhora.

Personal tools