Valas

From Panol

Antigo povo jacírio

Contents

História - AEC

Fundação

Fundam seu reino na moderna Dórias, no século X AEC. Seu reino permanece praticamente com as mesmas fronteiras até serem subjugados por invasores.

Período da dominação de Prófenált

Foi no século VIII AEC que Prófenált, em plena expansão, atacou com sucesso reino dos valas. Dominados, os valas passaram a dever obediência e impostos ao senhor de Prófenált. Foi durante este domínio que os valas iniciaram as navegações ilha-continente, fundaram Cirië na baía de Naëgyobätt e atingiram a costa oeste do continente. Lá, fundam Círiä, uma colônia que dominaria os destinos do continente num futuro distante.

No VI século AEC os valas serviram muito bem aos senhores de Prófenált, quando a Círiä fora invadida pelos púnatas. Sem o conhecimento de navegação e a frota vala não seria possível transportar tropas para lutar na bem sucedida guerra.

Independência

Foi no V século AEC que os bábaros da ilha invadiram o reino de Prófenált causando um caos na nação. Como Prófenált não podia defender os valas, estes se viram obrigados a fazê-lo sozinhos. Tamanho foi o sucesso nessa empreitada que os valas declaram independência do agonizante reino de Prófenált. Este não veria a virada do século.

Da manutenção do império e demais atos

Assim que se vê independente, o reino vala vê sua melhor colônia, Círiä, declarar a sua própria independência. Sem forças para evitar tal emancipação, os valas não reconheceram tal independência, mas nada mais que isso puderam fazer.

Entusiasmada com esses acontecimentos, Cirië tenta também alcançar sua soberania, mas sua proximidade da frota vala fê-la conhecer uma amarga punição!

O primeiro contato dos jacírios com os trálios se deu através dos valas, quando, no IV século AEC, estes acham uma ilha ao leste deles e estabelecem uma colônia chamada Yäemá. Era a moderna ilha-nação de Yama. Um século depois, estes mesmos homens de Yämá construíram sua própria frota e travaram guerras marítimas contra seus senhores valas. Anos mais tarde, quando os valas ousaram navegar naquelas águas dominadas pelos homens de Yama, viram que elas não estavam vigiadas, e os valas só acharam construções vazias no local de sua antiga colônia. Os homens de Yama mudaram-se na ilha e perderam o contato com os jacírios.

Nesse período, sem inimigos no norte, os valas dominam todos os povos ao seu redor, e tomam conta do norte da atual Juncra. Foi por volta dessa época que o Cetro Alado foi forjado.

Suas navegações levaram ainda os valas, no III século AEC, a ter contato com Zuxov-Bacedôneos em Andalimê. Porém, os valas não gostavam de abandonar a costa oeste Jacíria, e nunca mais voltaram lá naquela era.

Foi no II século AEC que os destemidos valas ousaram o que não deviam: Guerrearam uma guerra marítima contra púnatas e sofreram uma humilhante derrota. Depois disso, consideraram vantajosa a segurança de uma aliança com sua ex-colônia, a então poderosa Círiä.

Características

Os valas eram um povo culto, por um bom tempo, o mais culto dos povos jacírios. No IX século AEC, os valas conseguem um avanço matemático, ao aprimorar os métodos da subtração e da divisão.

Sua matemática avançado foi muito útil na sua desenvolvida arte de navegar. De fato, eram exímios navegadores e os maiores conhecedores das terras jacírias.

Algo marcante e sagrado para os valas foi o seu Cetro Alado, símbolo do poder de seus venerados senhores.

Personal tools