1.3 - Caracterização de uma possível solução na visão do cliente
From Grupo2 Ahand
O presidente e o secretário do Sindicato dos transportes escolares de Jundiaí acreditam que atualmente não estão conseguindo trabalhar de forma pró-ativa junto a seus associados por não terem um sistema de informações adequado que os auxilie no gerenciamento dos seus afiliados.
Eles têm um sistema de busca de vans atualmente que roda na plataforma MS-DOS e que possui poucas funcionalidades sendo que a principal delas é a pesquisa de vans escolares que atendem determinadas escolas. A chave da pesquisa é apenas o nome da escola.
Segundo o secretário do Sindicato, além do sistema ter poucas funcionalidades e ser bem antigo, as pessoas têm dificuldades em utilizá-lo por não ser tão amigável como um sistema desenvolvido em plataforma Windows.
A idéia é desenvolver um sistema que atenda as necessidades funcionais do Sindicato e que venha a agregar valor para os seus afiliados e que tenha uma melhor usabilidade do que o sistema atual.
Segundo o Sindicato, o sistema deve atuar como uma base de informações para que o Sindicato possa passar as informações mais atualizadas para as pessoas da comunidade que necessitam de transportes escolares e para os seus afiliados.
O Sindicato gostaria que, em vez de os interessados entrarem em contato diretamente com os motoristas para conseguir um transporte escolar, o contato fosse feito com o Sindicato para que ele possa agir como facilitador desse contato entre a comunidade e os afiliados (motoristas/proprietários de vans escolares). O Sindicato gostaria de se tornar o ponto único de contato nesse aspecto.
O sistema não deve ter controle de pagamentos de mensalidades dos usuários do transporte, pois isso fica a cargos dos afiliados/motoristas. Porém, o Sindicato deve ter um controle efetivo da quantidade de pessoas que cada veículo escolar suporta, qual é o motorista desse veículo, qual estado de conservação e de vistorias desse veículo junto a agentes reguladores e ter um controle de todas as pessoas que utilizam transportes escolares dos veículos cadastrados no Sindicato. Sendo assim, o Sindicato pode atuar como um agente facilitador na aquisição de novos usuários deixando para os motoristas de veículo escolares somente o trabalho de condução dessas pessoas até o destino desejado.
Para que um proprietário de veículo de transporte escolar possa se cadastrar no sistema do Sindicato, ele deverá ser afiliado ao Sindicato. Este controle será feito pelo número a ele atribuído no momento de sua afiliação.
O controle do pagamento das taxas/mensalidades dos afiliados para o Sindicato também será feito pelo sistema porque em caso de não pagamento, o sistema desativará automaticamente seu cadastro, podendo ser reativado quando sua situação financeira for acertada com o Sindicato.