Hotaru no Haka
From Asianpedia
Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes)
É baseado no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka, sobrevivente da II Guerra Mundial, cuja irmã morreu de fome durante o conflito. Amargurado pela culpa, pois acreditava ter sobrevivido às custas da fome da irmã, Akiyuki Nosaka escreveu este livro como uma espécie de expiação por seus pecados, além de ser um tributo à memória de sua irmã e seus familiares.
A história gira em torno da vida do jovem Seita e sua irmã mais nova, Setsuko. Enquanto seu pai combate os americanos em alto-mar, Seita e Setsuko vivem com a mãe, sempre às voltas com os constantes alertas de ataques aéreos. Após perderem a mãe num intenso bombardeio, Seita e Setsuko são obrigados a amadurecer rapidamente e enfrentar situações difíceis e penosas... ainda assim, fazem de tudo para encontrar alegria e satisfação nas menores coisas, como um banho de mar ou observando vagalumes à noite. Mas a fome crescente, as doenças e a insensibilidade dos adultos tornam a vida de ambos cada vez mais dura, e as perspectivas para o futuro ficam cada vez mais sombrias...
Seita e Setsuko são personagens memoráveis! É nítida a afinidade perfeita entre os irmãos e o esforço que cada um faz pelo bem-estar do outro. Para manter Setsuko alheia aos horrores da guerra e, com isto, preservar sua inocência, Seita procura manter o bom humor em todos os momentos, buscando enxergar algo de positivo mesmo nas piores situações. Setsuko, por outro lado, pode ser considerada a mais bem caracterizada personagem infantil da história da animação, não só pela perfeição e sutileza de seus movimentos mas, principalmente, em função do excelente trabalho de dublagem feito por Ayano Shiraishi. Normalmente as dublagens de personagens infantis são feitas por "seiyuus" adultos que tentam imitar os maneirismos infantis, o que costuma gerar certas incoerências em relação ao tipo de vocabulário usado por uma criança. No caso de Hotaru no Haka isto não acontece, pois Ayano Shiraishi tinha apenas 5 anos de idade quando participou desta obra... a autenticidade na maneira com que expressa os sentimentos de Setsuko é tocante!
Nas mãos de um diretor incapaz, Hotaru no Haka teria facilmente descambado para o choro fácil e para a pieguice. Felizmente, Isao Takahata não é um diretor qualquer, e conseguiu o equilíbrio necessário para retratar a triste história de Seita e Setsuko, sem apelar para situações piegas uma vez sequer. É interessante notar que, na primeira cena, já sabemos que Seita está morto, mas isto não reduz em nada o tremendo impacto emocional causado por Hotaru no Haka. A história é contada em "flashback", através das lembranças de Seita, durante sua jornada ao descanso final. Enquanto as imagens das lembranças são retratadas em cores vivas, as imagens do além são mostradas em tom sépia.
Hotaru no Haka, deve ser assistido com cautela por pessoas mais sensíveis, pois a força dramática deste anime é capaz de arrancar lágrimas de uma pedra. Enfim, palavras não são suficientes para descrever a maravilha que é este anime.
Obrigatório e imperdível!