User talk:Clef
From Sistemas2a
- nem vem, essa eh minha mula pessoal!
links importantes pra minha elanor /¯\\/¯\\
\\ /================)
- \\ / beeeeeeeeeshaaa!)
- \\/ ================)
http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/saude_e_meio_ambiente.htm
Meio Ambiente Tudo haver com Saúde
"Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga. No Brasil, 60% dos gastos com internações hospitalares são de pacientes com doenças causadas pela poluição e água contaminada". Mãe que 'ingere agrotóxico pode ter filho com leucemia'
Condições Sanitárias
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 10 milhões de pessoas morrerão infectadas por água contaminada até o final de 2004. O número foi discutido no Fórum Mundial da Água, realizado em 22 de março 2003 na Holanda, quando se comemora o Dia Mundial da Água. O Brasil infelizmente contribui bastante para este resultado. Cerca de 80% do esgoto produzido no país não recebe nenhum tipo de tratamento e é despejado em lagos, rios, mares e mananciais, segundo estudo da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema).
A estimativa do professor Aristides Almeida Rocha, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), é de que para cada dólar que o governo investe em saneamento básico, quatro são economizados em internações hospitalares decorrentes de moléstias provocadas pela falta de redes de água e esgoto. Mas a política de saneamento no Brasil ainda não atende às necessidades da população. Entre 1995 e 1997, 342 mil crianças brasileiras com menos de cinco anos morreram vítimas de doenças relacionadas à falta de higiene. Os gastos anuais do Sistema Único de Saúde (SUS) com o tratamento desses males chega a 300 milhões de reais. "Entre as doenças relacionadas à contaminação da água as que mais matam estão a leptospirose (transmitida pela urina do rato), hepatite, diarréia e cólera", diz Aristides.
A Escassez de Água e os Lençóis Freáticos: A Poluição Invisível
Não faltam sinais de escassez de água doce. Os níveis dos lençóis freáticos baixam constantemente, muitos lagos encolhem e pântanos secam. Na agricultura, na indústria e na vida doméstica, as necessidades de água não param de aumentar, paralelamente ao crescimento demográfico e ao aumento nos padrões de vida, que multiplicam o uso da água. Nos anos 50, por exemplo, a demanda de água por pessoa era de 400 m3 por ano, em média no planeta, ao passo que hoje essa demanda já é de 800 m3 por indivíduo. Em países cada vez mais populosos, ou com carência em recursos hídricos, já se atingiu o limite de utilização de água. Nos locais onde o nível de bombeamento (extração) das águas subterrâneas é mais intenso que sua renovação natural, se constata um rebaixamento do nível de lençóis freáticos, que, por esse motivo, exigem maiores investimentos para serem explorados e ao mesmo tempo vão se tornando mais salinos.
Segundo o geólogo Luiz Amore, consultor técnico da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente a despoluição de um lençol freático leva mais de 300 anos. Os técnicos chamam de "causas antrópicas", quando as atividades humanas é que provocam a contaminação das águas subterrâneas. "São diversas as formas de contaminação, envolvendo desde organismos patogênicos, até elementos químicos como os metais pesados (caso do mercúrio) e moléculas orgânicas e inorgânicas", diz Amore. O geólogo explica que várias fontes poluidoras já foram estudadas, e alguns casos são clássicos, "que longe de serem fenômenos isolados podem estar ocorrendo em diversas regiões do país e com intensidades diversas, infelizmente ainda pouco conhecidas".
Os principais focos de contaminação das águas subterrâneas:
1 - Lixos e cemitérios 2 - Postos e fossas 3 - Agrotóxicos e fertilizantes 4 - Rejeitos e aterros industriais 5 - Rebaixamento do lençol freático
Os especialistas em poluição acreditam em ações coletivas para amenizar o problema como, por exemplo: a comunidade científica pesquisar os efeitos maléficos à saúde e alertar as autoridades, o governo fiscalizar a emissão de poluentes, criar medidas e mais alternativas de transporte público e campanhas para conscientizar a comunidade.
http://www.unesco.org.br/noticias/opiniao/artigow/2004/etica_agua/mostra_documento
http://www.cives.ufrj.br/informacao/colera/col-iv.html
http://www.brasilescola.com/doencas/amebiase.htm
http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html
http://www.sabesp.com.br/sabesp_ensina/basico/doencas/default.htm
Doenças de Veiculação Hídrica são aquelas transmitidas pela água. Muitas das doenças que afetam o homem podem ser transmitidas pelos microorganismos presentes no meio ambiente, e cerca de 80% das doenças dos países em desenvolvimento (como o Brasil) são provenientes da água de qualidade ruim. As enfermidades mais comuns que podem ser transmitidas pela água são: ***Febre Tifóide, Disenteria, Cólera, Diarréia, Hepatite, Leptospirose e Giardíase.
Existem também as doenças causadas pela presença de grandes quantidades de substâncias tóxicas ou nocivas na água. Muitas vezes elas não são percebidas pelo gosto, pela aparência ou pelo cheiro, mas podem provocar doenças e até mesmo epidemias. Para que isso não aconteça, é preciso estar sempre atento à qualidade da água, que deve ser potável.
Água Potável é aquela que é limpa e transparente, não contém microorganismos nem substâncias que possam transmitir doenças ao ser humano. Para que a água distribuída na casa das pessoas seja potável, as empresas de saneamento, como a Sabesp, procuram retirar a água de lugares limpos e utilizam diversos produtos e tecnologias que controlam a quantidade de substâncias da água, garantindo a saúde da população.
Além disso, é preciso tomar alguns cuidados a mais para se proteger: lavar a caixa d´água a cada seis meses, não deixar acumular água em latas, vidros e pneus e não usar água de córregos e de enxurradas. Os cuidados com a higiene pessoal e com a limpeza da casa também são fundamentais para ficar livre das doenças.
- \\
- LeveduuuuUuUUuUuuul-ra de ceuveja*******\\
- \\
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab99/alcool/cerveja.htm
Leveduras Vivas: As leveduras são a mais antiga fonte de proteína unicelular conhecida pelo homem. Sua ação está relacionada à competição com microorganismos patogênicos (diminuindo a concentração destes no trato intestinal dos animais), melhoria da digestibilidade dos nutrientes (devido à melhoria da atividade enzimática e aumento da absorção de vitaminas) e ativação do sistema imune (devido à presença de glucanas e mananas na parede celular destes microorganismos). Dentre as leveduras utilizadas na alimentação animal destaca-se o Saccharomyces cerevisae, a levedura da cerveja.
http://www.geocities.com/Colosseum/Park/5029/nutricao.htm
http://www.npng.com.br/display_artigo.asp?id=122&z=2