Ágate
From Panol
5° rei sistarte, filho de Ágage Pessoa. Foi entronizado em 1910 AEC. Herdou de seu pai um reino que estava a ponto de ebulição, devido as cobranças de impostos.
Ágate, ainda não muito firme em seu posto, já decidira aumentar ainda mais os já pesados tributos, o que deflagrou várias frentes de rebeldia. A principal delas era comandada por Mêmenos, um experiente guerreiro, que derrubou o rei de seu posto e tomou o Colar Régio à força "em nome do povo". Declarou perante a população que o Colar Régio era um bem do povo sistarte e que se o rei não prestava auxílio de seu cargo, devia ser removido. Foi ovacionado pelas multidões.
Ágate, porém, escondera previamente o Cetro de Górgoras em outro lugar, e não em seu palácio real. Assim, a busca do Cetro de Górgoras tornou-se o objetivo número um do novo rei, que para a família real, era um usurpador. Como prisioneiro de Mêmenos, Ágate foi bem tratado, mas suicidou-se no terceiro dia de prisão domicilar, porque considerava uma vergonha a seus antepassados permitir que um estranho pusesse as mãos nos símbolos erais.
O ano de sua deposição por Mêmenos é 1907 AEC.]