Casa do Pensamento

From Panol

Revision as of 15:45, 8 January 2008 by Masopias (Talk | contribs)
(diff) ←Older revision | view current revision (diff) | Newer revision→ (diff)

A Casa do Pensamento foi uma construção de Libros que abrigava a elite pensante do reino.

Patrocinada pelo governo, promovia o conhecimento, servindo de Biblioteca Real, e como lugar para onde afluí­am estudiosos e estudos. Entre os principais estudos, a Geografia ocupava intensamente os norteadores (os dirigentes).

Edificação

Foi durante o reinado de Quaes-Galilee que iniciou-se a edificação da mesma, em 2375 AEC. A invasão ádvena dos teravinos pausou as obras, que foram lentamente retomadas no fim de sua regência. Novamente, as obras foram interrompidas durante o Perí­odo Negro. Tuorum, rei de Libros, retomou a construção e inaugurou a Casa antes mesmo de estar terminada. O rei viu que não viveria muito, e queria ve-la ocupada e em atividade.

Outras casas do pensamento foram abertas, mais tarde, por todo o reino. Mas a primeira continuou tendo maior prestí­gio. Atc mesmo Sistarte abriu asas do pensamento, adotando o mesmo sistema de estudo e, inclusive, até o mesmo nome.

Imagem:Casa do pensamento.jpg

História da Casa

  • Em 1888 AEC os estudiosos da Casa do Pensamento abandonaram a edificaçãoo e mudam-se para Abratena, transferindo a esfera intelectual da Libros rebelde para o reino rival, legítimo.
  • Em 1802 AEC, ao entrevistar mercadores da Planí­cie Dourada, estudiosos da Casa do Pensamento descobrem a existência do gigantesco reino formado no norte. Extremamente curiosos, os norteadores da casa pedem que o rei crie uma comitiva para visitar o reino. Era o início das relações entre Libros e Sistarte.
  • A Casa do Pensamento ficou atônita quando, em 1782 AEC, um prí­ncipe sistarte em guerra (Egisto) informou sobre a existência do rio Silivrens. Nessa ocasião, uma zelosa busca nos pergaminhos mais antigos foi feita para tentar identificar tal rio.
  • Em 1734 AEC, os matemáticos da Casa do Pensamento desenvolvem um sistema númerico que se tornaria padrão no mundo todo: O sistema decimal.
  • Em 1712 AEC, a Casa descobre os súdios, no vale do Perverant. Descobrem também a Quase-Ponte.
  • Foi em 1709 AEC que os representantes da Casa do Pensamento passaram visitar com muita frequência a capital Sistarte. Engenheiros de Libros passam a ir para Sistarte ajudando o reino do norte distante a construir aquedutos e a melhorar os sistemas de irrigação. O reino, influenciado pela Casa, passa a traçar uma linha imaginária da civilização: A região montanhosa do sul e o Grande Rio (o Valiant) seriam as fronteiras dos bárbaros e monstros mí­ticos.
  • A Casa detectou que os mênlistes que atacaram os sistartes se fixaram no norte de seu reino, ao leste de Sistarte.
  • 1616 AEC: A Casa do Pensamento passa a criar a educação nas vilas. Índices de alfabetismo alcançam ní­veis recordes.
  • 1615 AEC: A partir desse ano, Casas do Pensamento menores são abertas por todo o reino, orientadas (mas não subordinadas) pela Casa do Pensamento Original.
Personal tools