Consultum

From Panol

Revision as of 16:15, 7 December 2007 by Masopias (Talk | contribs)
(diff) ←Older revision | view current revision (diff) | Newer revision→ (diff)

Uma das organização política de Libros

O consultum foi formado ainda no período das dinastias.
Durante os dias das oito dinastias sangrentas, dias de desorganização e instabilidade política, aristocratas e militares importantes organizaram-se para formar um órgão com funções consultativas, para auxiliar o rei nas suas decisões. A fundação do Consultum se deu em 2398 AEC.

Durante uma das costumeiras reviravoltas políticas (uma que se deu em 2382 AEC), o Consultum aboliu a hereditariedade do cargo de rei. O mesmo agora seria eleito pelos homens que lideravam o reino ... os membros do Consultum. Tal ato devolveu a estabilidade ao combalido reino.

Os primeiros anos do Consultum

  • 2382 AEC: O consultum elege a Quaes Galilee como rei.
  • 2371 AEC: Morre Quaes Galilee e o consultum elege a Nehonore como rei.
  • 2365 AEC: Nehonore tenta suprimir o consultum, é afastado do poder e preso. O consultum elege a Ellam Eiuravit como rei.
  • 2328 AEC: Invasões bárbaras conjugadas aos omenes invadem o reino de Libros, morte de Eiuravit. O poder do Consultum e do rei é tomado por militares. Bábaros rechaçados.
  • 2326 AEC: O consultum retoma o poder sem guerra e Malegis Galilee, descendente de Quaes Galilee, é eleito rei.
  • 2315 AEC: Malegis Galilee morre e seu filho Proctus toma o poder com alianças, desejando uma dinastia de sua família. Guerra civil. O consultum é dissolvido.

>bR> Mais tarde outro órgão fo icriado com as funções do Consultum ... o Dominum.

Renascimento do Consultum

Em 2031 AEC foi reconstituído o Consultum, com as funções originais de órgão para fins consultativos. O Consultum agora era formado pela classe de camponeses e outros trabalhadores. Tinham a função de ser a voz dos trabalhadores diante do Dominum. Apesar de não votarem no novo rei, os membros do Consultum exerciam formidável pressão sobr os membros do Dominum.

Um exemplo notável disso se deu em 1998 AEC, quando Vanitates promoveu a noite sangrenta. Foi o Consultum quem primeiro considerou imprópria a atitude do rei, e pressionou o Dominum pela sua deposição. O Dominum cedeu, e Inopores tornou-se o novo rei.

Obviamente, tal pressão nem sempre era bem sucedida. Durante o reinado de Venisset, diante de sua misteriosa discrição perante ataques bárbaros, o Consultum exigiu que o Dominum depusesse o rei, mas o Dominum presidido pelo mão-de-ferro [[Veemenite], não acatou!

Durante a guerra civil e divisão do reino que veio após a morte de Veemenite, o Dominum aproveitou-se do período conturbado e dissolveu o Consultum.

O Consultum na sua terceira fase

A revolta do "irmãos mais novos" trouxe o Consultum à vida novamente. Nessa nova fase, o Consultum seria formado por todos os homens livres do reino, que votariam no novo Domium, que elegeria o novo rei. Assim permaneceu até a destruição do reino às mãos dos sistartes, em 1570 AEC.[[category: Libros ]]

Personal tools