Raw-gashes

From Panol

(Difference between revisions)
 
(2 intermediate revisions not shown)
Line 1: Line 1:
Por volta de 1100 [[AEC]] povos nômades criadores de camelos estabeleceram-se no norte da [[Círia]], aparentemente sendo expulsos da atual [[Pária]] por movimentos migratórios. Tais eram conhecidos como raw-gashes.
Por volta de 1100 [[AEC]] povos nômades criadores de camelos estabeleceram-se no norte da [[Círia]], aparentemente sendo expulsos da atual [[Pária]] por movimentos migratórios. Tais eram conhecidos como raw-gashes.
-
Segundo as "[[Crônicas Póstumas]]", obra do historiador [[Ie-ôme]] de 787 AEC, na qual afirma usar como base as correspondências trocadas entre o grande reino [[púnata]] de [[Adeipu]] e os pequenos estados raw-gashes, guardadas em baús pelos púnatas, Por volta de 1010 AEC os raw-gashes já haviam se organizados em reinos pequenos. Sobre suas andanças no segundo [[período]], pouco mais se sabe!
+
Segundo as "[[Crônicas Póstumas]]", obra do historiador [[Ie-ôme]] de 787 AEC, na qual afirma usar como base as correspondências trocadas entre o grande reino [[púnata]] de [[Adeipu]] e os pequenos estados raw-gashes, guardadas em baús pelos púnatas, Por volta de 1010 AEC os raw-gashes já haviam se organizados em reinos pequenos. Sobre tais, nos dois períodos iniciais nada mais se sabe!
 +
 
 +
==[[Período|Terceiro Período]]==
 +
Entre os anos 1000-900 AEC, os [[mokashes]] passam a atacar os reinos raw-gashes, e um a um, muitos deles caem sob a tirania alienígina!
 +
Mais de um século depois, ainda se podem verificar cidades-estados raw-gashes no leste da atual [[Círia]] que o braço mokashe não alcançou. Um destes reinos, no oitavo século AEC, alcançou tal grandeza de arquitetura, que acabou construindo a destrosa [[Könvaló]].
 +
Foi por volta de 650 AEC que os raw-gashes foram reunidos sob o reino de [[Keb-al]]. Isso os trouxe mais segurança contra um inimigo antigo, mas agora enfraquecido: Os mokashes, que agora guerreavam entre si.
 +
NO fim do período ocorre a grande [[Primeira invasão Púnata]]. Keb-al se prostra perante os invasores e muitos raw-gashes vão mais para o sul.
 +
 
 +
==[[Período|Quarto Período]]==
 +
No fim do quinto século AEC, pequenos reinos Raw-gashes reconquistam sua independência dos púnatas. Unidos aos reinos raw-gashes do sul, fazem uma coalizão para castigar os [[obscuros]]. Descobrem o tenebroso "[[vale do semprenoite]]". Ao voltar de sua empreitada, se organizam para enfrentar os novos invasores [[púnatas]], na [[Segunda invasão Púnata|segunda invasão]]. Nessa empreitada também têm êxito.
 +
Fundam a nova Keb-al, reunindo muitos dos pequenos reinos.
 +
 
 +
No terceiro século AEC, os raw-gashes de Keb-al fazem uma aliança com a Círiä para expulsar os púnatas. Dividem entre si as terras que esvaziaram.
 +
Porém, anos mais tarde os Púnatas organizaram a [[Quarta invasão Púnata|quarta]] e [[Quinta invasão Púnata|quinta]] grande invasão. Na quinta, Keb-al é arrasada, sendo mais tarde libertada por [[cefilóridânatas]].
 +
 
 +
No segundo século AEC os [[párias]] atacam alguns raw-gashes, enquanto a Círiä derruba a enfraquecida Keb-al, dominando-a.
 +
Depois disso, os raw-gashes são absorvidos no grande reino da Círiä, sendo mixigenados com o tempo, e desaparecendo como povo distinto.
 +
 
[[Category: Povos]]
[[Category: Povos]]
[[Category: Jacíria]]
[[Category: Jacíria]]

Current revision as of 12:50, 25 June 2007

Por volta de 1100 AEC povos nômades criadores de camelos estabeleceram-se no norte da Círia, aparentemente sendo expulsos da atual Pária por movimentos migratórios. Tais eram conhecidos como raw-gashes.

Segundo as "Crônicas Póstumas", obra do historiador Ie-ôme de 787 AEC, na qual afirma usar como base as correspondências trocadas entre o grande reino púnata de Adeipu e os pequenos estados raw-gashes, guardadas em baús pelos púnatas, Por volta de 1010 AEC os raw-gashes já haviam se organizados em reinos pequenos. Sobre tais, nos dois períodos iniciais nada mais se sabe!

Terceiro Período

Entre os anos 1000-900 AEC, os mokashes passam a atacar os reinos raw-gashes, e um a um, muitos deles caem sob a tirania alienígina! Mais de um século depois, ainda se podem verificar cidades-estados raw-gashes no leste da atual Círia que o braço mokashe não alcançou. Um destes reinos, no oitavo século AEC, alcançou tal grandeza de arquitetura, que acabou construindo a destrosa Könvaló. Foi por volta de 650 AEC que os raw-gashes foram reunidos sob o reino de Keb-al. Isso os trouxe mais segurança contra um inimigo antigo, mas agora enfraquecido: Os mokashes, que agora guerreavam entre si. NO fim do período ocorre a grande Primeira invasão Púnata. Keb-al se prostra perante os invasores e muitos raw-gashes vão mais para o sul.

Quarto Período

No fim do quinto século AEC, pequenos reinos Raw-gashes reconquistam sua independência dos púnatas. Unidos aos reinos raw-gashes do sul, fazem uma coalizão para castigar os obscuros. Descobrem o tenebroso "vale do semprenoite". Ao voltar de sua empreitada, se organizam para enfrentar os novos invasores púnatas, na segunda invasão. Nessa empreitada também têm êxito. Fundam a nova Keb-al, reunindo muitos dos pequenos reinos.

No terceiro século AEC, os raw-gashes de Keb-al fazem uma aliança com a Círiä para expulsar os púnatas. Dividem entre si as terras que esvaziaram. Porém, anos mais tarde os Púnatas organizaram a quarta e quinta grande invasão. Na quinta, Keb-al é arrasada, sendo mais tarde libertada por cefilóridânatas.

No segundo século AEC os párias atacam alguns raw-gashes, enquanto a Círiä derruba a enfraquecida Keb-al, dominando-a. Depois disso, os raw-gashes são absorvidos no grande reino da Círiä, sendo mixigenados com o tempo, e desaparecendo como povo distinto.

Personal tools