Egisto

From Panol

(Difference between revisions)
Line 1: Line 1:
-
Filho do rei [[sistarte]] [[Agabecês]].
+
Filho do rei [[sistarte]] [[Agabecês]] e pai do rei [[Agisto II Amatólio]].
Egisto foi designado pelo pai como comandante das forças de dominação dos clãs do [[Flúvis]]. Sua campanha iniciou-se em 1791 AEC e em 1783 AEC ainda estavam num impasse, dada as dificuldades sistartes diante das táticas de guerrilhas usadas pelos inimigos.
Egisto foi designado pelo pai como comandante das forças de dominação dos clãs do [[Flúvis]]. Sua campanha iniciou-se em 1791 AEC e em 1783 AEC ainda estavam num impasse, dada as dificuldades sistartes diante das táticas de guerrilhas usadas pelos inimigos.

Revision as of 11:25, 31 October 2006

Filho do rei sistarte Agabecês e pai do rei Agisto II Amatólio.

Egisto foi designado pelo pai como comandante das forças de dominação dos clãs do Flúvis. Sua campanha iniciou-se em 1791 AEC e em 1783 AEC ainda estavam num impasse, dada as dificuldades sistartes diante das táticas de guerrilhas usadas pelos inimigos.

Foi em 1782 AEC que Egisto viajou, em pessoa, até Libros e solicitou ajuda pelo rio. Mas os homens de Libros desconheciam o largo rio que descrevia Egisto (o Silivrens), e não se lançaram numa aventura ao desconhecido.

Foi então que o governante de Abratena, primo do rei de Libros, e sua bela filha, foram vistos por Egisto. A bem tratada moça era de bela figura, e Egisto de imediato a desejou. Mas naquele momento, uma guerra estava sendo travada, e outros assuntos o chamaram, e ele foi-se de volta para a aresta.

Egisto, sem a ajuda de Libros, resolveu fazer um acordo com os já exaustos e famintos clãs do Flúvis, conforme conselho de seu pai. A guerra que perdurava por 8 anos esfriou o ímpeto guerreiro dos nativos e estes já previam sua derrocada, assassinatos em massa dos homens e escravização de mulheres e crianças. Quando receberam convite de negociar sua rendição, e notaram que os termos não eram, de certa forma, ruins, aceitaram pagar tributo aos sistartes. Tornou-se também obrigação de tais o serviço militar, quando solicitado pelos sistartes. Porém, os clãs do Flúvis estavam agora em situação mais segura, pois os povos sob domínio sistartes ficaram proibidos de assediá-los e povos das margens do Silivrens (tribos silvas) passaram a temer enfrentá-los e atrair para si a ira do grande império sistarte.

Em 1780 AEC Egisto pede a mão da donzela filha do governante de Abratena. Uma grande festa se dá em solo sistarte, com muitos ilustres homens de libros presentes. Mais tarde no mesmo ano, porém, o pai da moça descobre que Egisto já era casado, e considera uma ofensa a toda casa de Abratena sua filha ser uma segunda esposa de alguém. Anula o casamento e pede sua filha de volta. Egisto se nega e Agabecês é informado que os homens de Libros começam a ancorar embarcações perto da nascente do rio Ribamenos. Sabendo que se tratava de uma guerra a fim de resgatar a moça abratena, Agabecês ordena um ataque àqueles homens de Libros. Inicia-se a guerra libro-sistarte. Alguns mestres de Libros se encontravam em teritório sistarte, mas não foram molestados (mesmo assim, foram impedidos de regressar à terra natal).

A guerra continuava, longe dos territórios sistarte e de Libros, e ninguém prevalecia sobre o inimigo, até que uma epidemia surgiu nos campos de batalha, e acometeu Egisto, que antes de morrer infectou o pai e ambos morreram, em 1772 AEC.

Personal tools