Risco e Trauma: vertentes epidemiológicas e médicas

From Mrts

Revision as of 12:49, 27 October 2007 by 83.132.161.128 (Talk)
(diff) ←Older revision | view current revision (diff) | Newer revision→ (diff)

Docente coordenador: Filomena Araújo

Outros docentes: Pedro Moniz Pereira

Língua(s) de Ensino: Português

Regime: Semestral

Ficha Curricular: [1]

Contents

Objectivos

Pretende-se que os alunos aprofundem conhecimentos nas áreas relacionadas da gestão do risco e do trauma, e em particular dos seus impactos na saúde pública; que adquiram conhecimento das problemáticas da epidemiologia do risco e do trauma. Pretende-se também que se familiarizem com a complexidade das respostas dos serviços de Saúde pública ao trauma.

Serão desenvolvidas competências na interacção dos saberes próprios da medicina de saúde pública e do trauma com os das ciências sociais. Os estudantes desenvolverão ainda competências na abordagem epidemiológica, e seus métodos de investigação e intervenção

Programa

O programa desta disciplina organiza-se em dois módulos:

  1. Módulo 1: Epidemiologia e saúde pública
    • 1) o estudo dos conceitos e das diferentes abordagens usadas em epidemiologia e saúde pública com aplicação nos contextos do risco e do trauma, com referência à variedade das metodologias de análise e monitorização
    • 2) A análise dos vectores necessários à criação de um quadro de referência para a gestão do risco, através dos recursos da epidemiologia.
  2. 3) Uma apresentação de contextos práticos de impactos na saúde pública respeitando ao à gestão do risco e ao tratamento do trauma (estudos de caso, com intervenção de especialistas convidados).
  3. Módulo 2: Medicina do Trauma
    • 1) Estudo da problemática do trauma, no domínio da saúde e nomeadamente na área médica, caracterizando-a nacional e internacionalmente (prevenção; os tipos de trauma).
    • 2) As respostas médicas ao trauma (os sistemas de resposta; os serviços de saúde; o pré-hospitalar e o intra-hospitalar; a internvação das ONG; situações-limite: catástrofes, conflitos armados, terrorismo).
    • A importância de um investimento interdisciplinar neste domínio (trauma, saúde e ética; a reabilitação; a formação de profissionais; o dialogo com as ciências sociais).

Processo de Avaliação

O regime da avaliação compreende a realização de um relatório final sobre as temáticas abordads num dos módulos leccionados.

Com quatro componentes: a participação nas aulas (10%); a participação activa nos seminários apresentando os textos obrigatórios e/ou evidenciando conhecimento e compreensão (25%);; a redacção de um trabalho individual de aplicação das temáticas das aulas a um tema específico (75%)

Processo de Ensino-Aprendizagem

As palestras dos docentes são complementadas com ensino em pequenos grupos e sessões de seminário com especialistas convidados (apresentação de estudos de caso). Toda a bibliografia será disponibilizada por uma ou várias das seguintes vias: bibliotecas, e-learning, envio de PDFs por e-mail, fotocópias na Danka.

Bibliografia

Básica

Personal tools