Risco e Trauma: vertentes epidemiológicas e médicas

From Mrts

(Difference between revisions)
 
Line 18: Line 18:
# Módulo 1: Epidemiologia e saúde pública
# Módulo 1: Epidemiologia e saúde pública
-
#* 1) o estudo dos conceitos e das diferentes abordagens usadas em epidemiologia e saúde pública com aplicação nos contextos do risco e do trauma, com referência à variedade das metodologias de análise e monitorização
+
#* O estudo dos conceitos e das diferentes abordagens usadas em epidemiologia e saúde pública com aplicação nos contextos do risco e do trauma, com referência à variedade das metodologias de análise e monitorização
-
#* 2) A análise dos vectores necessários à criação de um quadro de referência para a gestão do  risco, através dos recursos da epidemiologia.
+
#* A análise dos vectores necessários à criação de um quadro de referência para a gestão do  risco, através dos recursos da epidemiologia.
-
# 3) Uma apresentação de contextos práticos de impactos na saúde pública respeitando ao à gestão do risco e ao tratamento do trauma (estudos de caso, com intervenção de especialistas convidados).
+
#* Uma apresentação de contextos práticos de impactos na saúde pública respeitando ao à gestão do risco e ao tratamento do trauma (estudos de caso, com intervenção de especialistas convidados).
# Módulo 2: Medicina do Trauma
# Módulo 2: Medicina do Trauma
-
#* 1) Estudo da problemática do trauma, no domínio da saúde e nomeadamente na área médica, caracterizando-a nacional e internacionalmente (prevenção; os tipos de trauma).
+
#* Estudo da problemática do trauma, no domínio da saúde e nomeadamente na área médica, caracterizando-a nacional e internacionalmente (prevenção; os tipos de trauma).
-
#* 2) As respostas médicas ao trauma (os sistemas de resposta; os serviços de saúde; o pré-hospitalar e o intra-hospitalar; a internvação das ONG; situações-limite: catástrofes, conflitos armados, terrorismo).
+
#* As respostas médicas ao trauma (os sistemas de resposta; os serviços de saúde; o pré-hospitalar e o intra-hospitalar; a internvação das ONG; situações-limite: catástrofes, conflitos armados, terrorismo).
#* A importância de um investimento interdisciplinar neste domínio (trauma, saúde e ética; a reabilitação; a formação de profissionais; o dialogo com as ciências sociais).
#* A importância de um investimento interdisciplinar neste domínio (trauma, saúde e ética; a reabilitação; a formação de profissionais; o dialogo com as ciências sociais).

Current revision as of 13:02, 27 October 2007

Docente coordenador: Filomena Araújo

Outros docentes: Pedro Moniz Pereira

Língua(s) de Ensino: Português

Regime: Semestral

Ficha Curricular: [1]

Contents

[edit] Objectivos

Pretende-se que os alunos aprofundem conhecimentos nas áreas relacionadas da gestão do risco e do trauma, e em particular dos seus impactos na saúde pública; que adquiram conhecimento das problemáticas da epidemiologia do risco e do trauma. Pretende-se também que se familiarizem com a complexidade das respostas dos serviços de Saúde pública ao trauma.

Serão desenvolvidas competências na interacção dos saberes próprios da medicina de saúde pública e do trauma com os das ciências sociais. Os estudantes desenvolverão ainda competências na abordagem epidemiológica, e seus métodos de investigação e intervenção

[edit] Programa

O programa desta disciplina organiza-se em dois módulos:

  1. Módulo 1: Epidemiologia e saúde pública
    • O estudo dos conceitos e das diferentes abordagens usadas em epidemiologia e saúde pública com aplicação nos contextos do risco e do trauma, com referência à variedade das metodologias de análise e monitorização
    • A análise dos vectores necessários à criação de um quadro de referência para a gestão do risco, através dos recursos da epidemiologia.
    • Uma apresentação de contextos práticos de impactos na saúde pública respeitando ao à gestão do risco e ao tratamento do trauma (estudos de caso, com intervenção de especialistas convidados).
  2. Módulo 2: Medicina do Trauma
    • Estudo da problemática do trauma, no domínio da saúde e nomeadamente na área médica, caracterizando-a nacional e internacionalmente (prevenção; os tipos de trauma).
    • As respostas médicas ao trauma (os sistemas de resposta; os serviços de saúde; o pré-hospitalar e o intra-hospitalar; a internvação das ONG; situações-limite: catástrofes, conflitos armados, terrorismo).
    • A importância de um investimento interdisciplinar neste domínio (trauma, saúde e ética; a reabilitação; a formação de profissionais; o dialogo com as ciências sociais).

[edit] Processo de Avaliação

O regime da avaliação compreende a realização de um relatório final sobre as temáticas abordads num dos módulos leccionados.

Com quatro componentes: a participação nas aulas (10%); a participação activa nos seminários apresentando os textos obrigatórios e/ou evidenciando conhecimento e compreensão (25%);; a redacção de um trabalho individual de aplicação das temáticas das aulas a um tema específico (75%)

[edit] Processo de Ensino-Aprendizagem

As palestras dos docentes são complementadas com ensino em pequenos grupos e sessões de seminário com especialistas convidados (apresentação de estudos de caso). Toda a bibliografia será disponibilizada por uma ou várias das seguintes vias: bibliotecas, e-learning, envio de PDFs por e-mail, fotocópias na Danka.

[edit] Bibliografia

[edit] Básica

Trauma, Mattox Situação da saúde em Portugal, António Barreto Textos de Organização Mundial de Saúde

Textos do American College Surgeons Resources for the optimal care of the trauma patient

Personal tools