Plano de testes de usabilidade da interface
From Inf306 Ihm Gr01
(Difference between revisions)
| Line 17: | Line 17: | ||
<br><br> | <br><br> | ||
'''Metodologia Aplicada:''' | '''Metodologia Aplicada:''' | ||
| - | Aplicação de roteiros para realização de tarefas de pesquisa textual de linhas, itinerário e horários de ônibus. Bem como pesquisa de linhas e rotas por destino e/ou origem. Também serão avaliadas as visualização no mapa de serviços públicos e comerciais. | + | Aplicação de roteiros para realização de tarefas de pesquisa textual de linhas, itinerário e horários de ônibus. Bem como pesquisa de linhas e rotas por destino e/ou origem. Também serão avaliadas as visualização no mapa de serviços públicos e comerciais. Tanto a postura perante ao sistema, quanto o tempo gasto para execução serão avaliados, e a técnica de pensar-em-voz-alta será sugerida aos usuários durante o teste. |
<br><br> | <br><br> | ||
'''Período de aplicação:''' | '''Período de aplicação:''' | ||
| Line 32: | Line 32: | ||
<li>Pesquisar Arredores para pontos de interesse sorteados no momento do teste | <li>Pesquisar Arredores para pontos de interesse sorteados no momento do teste | ||
<li>Pesquisar no mapa informações sobre um ponto de interesse sorteado | <li>Pesquisar no mapa informações sobre um ponto de interesse sorteado | ||
| - | <br><br>''' | + | <br><br>'''Questionário Pre-Teste:'''<br> |
| + | - Nome do usuário;<br> | ||
| + | - Sexo;<br> | ||
| + | - Data de Nascimento;<br> | ||
| + | - Escolaridade;<br> | ||
| + | - Profissão;<br> | ||
| + | - Razão para uso do sistema<br> | ||
| + | - Freqüência de Uso<br> | ||
| + | <br><br>'''Questionário Pós-Teste:'''<br> | ||
| + | - Impressão Geral sobre o sistema<br> | ||
| + | - Grau de clareza dos informações apresentadas<br> | ||
| + | - Grau de facilidade para execução de cada tarefa<br> | ||
| + | - Funcionalidades mais lembradas<br> | ||
| + | - Funcionalidades que mais gostou<br> | ||
| + | - Dificuldades encontradas<br> | ||
| + | - Funcionalidades que desagradou<br> | ||
Revision as of 03:02, 6 July 2007
Objetivos: Reunir informações suficientes para avaliação das formas de interação com o Quiosque. Sobre o estudo serão observados itens positivos e negativos das interações. O resultado aferirá o processo de desenvolvimento e permitirá determinar:
Perfis Analisados
Metodologia Aplicada: Aplicação de roteiros para realização de tarefas de pesquisa textual de linhas, itinerário e horários de ônibus. Bem como pesquisa de linhas e rotas por destino e/ou origem. Também serão avaliadas as visualização no mapa de serviços públicos e comerciais. Tanto a postura perante ao sistema, quanto o tempo gasto para execução serão avaliados, e a técnica de pensar-em-voz-alta será sugerida aos usuários durante o teste.
Período de aplicação: Agosto 2007
Duração estimada do teste: O tempo previsto para conclusão do conjunto de tarefas sob teste será de 15 min. Baseado na explicação sucinta dada por um texto curto. A interpretação do próprio texto será avaliada e servirá de base para confecção dos panfletos a serem distribuídos na fase que antecede a implantação oficial do serviço.
Participantes: serão escolhidos dois participantes para cada perfil
Tarefas:
Questionário Pre-Teste:
- Nome do usuário;
- Sexo;
- Data de Nascimento;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Razão para uso do sistema
- Freqüência de Uso
Questionário Pós-Teste:
- Impressão Geral sobre o sistema
- Grau de clareza dos informações apresentadas
- Grau de facilidade para execução de cada tarefa
- Funcionalidades mais lembradas
- Funcionalidades que mais gostou
- Dificuldades encontradas
- Funcionalidades que desagradou
