Projeto RPG de análise

From Sistemas2a

Revision as of 02:44, 11 February 2006 by Admin (Talk | contribs)
  • Aprendi a mexer nisso!*

Então, como dito em sala, o RPG não será meramente um joguinho. E menos ainda desejaria poluir a matéria tão necessária com o tal gordo e seu machado.

Contents

O jogo

Só para constar, o RPG é um jogo - sim, jogado por gordos e seus machados - de interpretação de personagens. Os jogadores possuem seus personagens (observe que não são "suas" personagens, porque não é literatura...) em forma de fichas. Um jogador em especial - no nosso caso, o Marcotti - é chamado de mestre; nada mais é que o narrador de "algo para se jogar".

O Mestre e a história

Enfim, o mestre tem uma "aventura", uma história que será contada. Sabem como História sem Fim? É mais ou menos isso, à medida que o garoto lia o livro, ele se imaginava (abstraia) como um dos personagens. Exatamente essa parte de imaginar que nos é útil. Uma definição um pouco mais nerd de RPG seria uma "abstração interativa e interpretativa de uma realidade hipotética", resumindo, um faz-de-conta com regras, orientado a objetos!

O gordo e seu personagem

O gordo tem seu anão bárbaro chamado Kruck; na verdade isso é uma classe anão, com os pontinhos nos atributos de ataque, defesa, técnica, vida, enfim... não deixa de ser uma abstração; quando o gordinho se junta com seus amigos, o sardento e o magricela, eles imaginam as situações que estão sendo narradas - ou seja, instanciam seus personagens do faz-de-conta.

O machado, o mundo corporativo e as perícias

Ampliando a utilização dessa ferramenta, poderíamos então nunca mais - ainda bem - pensar nesse gordinho e em seu machado... pensemos num mundo corporativo, com acasos e acidentes financeiros! O RPG dá suporte a todo o tipo de situações inusitadas. As regras são tão amplas quanto se quiser, os personagens possuem características, per[icias - conhecimentos - em áreas específicas, vantagens e desvantagens sociais, enfim! Para fazer uma análise, por que não abstrairmos uma hipótese de mundo corporativo? E para ver se aquele concorrente concluiu um projeto antes de você, por que não depender da sorte? Rolemos os dados do Marcotti!

Se você tem dúvidas sobre RPG

Enfim, não sejamos preconceituosos - se é que alguém está sendo - e vamos tentar utilizar isso da maneira mais produtiva! Estou disponível a acabar com qualquer dúvida referente a esse assunto. Agradeço também se alguém editar decentemente isso aqui!

Meus agradecimentos honrosos guerreiros, que a graça e a glória de Shilien guiem suas coragens à submissão inimiga! *viagem - lol*

[]'s pessoal!


PS: para voltar, clica no Zé-Bigode (Mestre dos Magos? ) ali em cima... é que eu tinha posto um link voltar, não sabia do link na imagem... fica essa pra quem não sabia tb...

Personal tools